SITESPM-CHR reúne e ouve demandas dos/as Trabalhadores/as com Deficiência da Prefeitura de Chapecó

postado em: Sem categoria | 0

Uma tarde de sábado muito especial. Dia 07 de dezembro, será um marco histórico para o SITESPM-CHR, pois nesse dia os/as Trabalhadores/as com Deficiência da Prefeitura de Chapecó estiveram reunidos para falar sobre suas necessidades e coletivamente construir um Plano de Lutas.

 

O projeto Rede Vida Viva foi aplicado aos participantes. No primeiro momento eles se apresentaram e falaram sobre suas deficiências. Também ouve uma reflexão sobre o que é prioridade entre as vértices do triângulo: vida, saúde e trabalho.

 

Coletivamente foi construído o Mapa do Corpo, onde cada participante pode olhar para o seu corpo e identificar as suas dores. Além das dores sentidas e agravadas pela deficiência, os participantes também relataram que sentem dificuldades nos locais de trabalho, o que compromete a qualidade do trabalho e precariza suas condições de vida.

 

Demandas foram levantadas e essas farão parte do Plano de Lutas, algumas questões específicas serão acrescentadas na Pauta de Reivindicações dos Servidores Municipais, que será entregue ao Governo Municipal.

 

Ao final da atividade a avaliação do encontro foi positiva. Os participantes disseram que pela primeira vez foram ouvidos tendo a oportunidade de falar sobre suas dificuldades e apontar sugestões para melhorar seu desenvolvimento no trabalho.

 

Todos/as assumiram o compromisso de dar continuidade a atividade no mês de fevereiro/2020, trazendo mais um colega com deficiência, para fortalecer o grupo e para oportunizar os/as participantes a relatar suas dificuldades, assim como, suas sugestões para melhorar o ambiente e as suas condições de trabalho e vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + cinco =