8 de Março Dia Internacional de Luta das Mulheres

postado em: Notícias | 0

A manhã de terça-feira (08/03) foi de mobilização das Mulheres na praça Coronel Bertaso, em Chapecó. 

O ato realizado na manhã do dia 08 marcou o Dia Internacional de Luta das Mulheres que esse ano teve como tema: “Pela vida das mulheres resistiremos: Em defesa do SUS, contra a fome, a miséria e a violência”.

A Direção do SITESPM-CHR esteve presente representada por colegas servidoras, aposentadas e funcionárias do Sindicato e levantaram uma bandeira específica, a defesa pela aprovação do Piso Nacional da Enfermagem PL 2564/2020. 

Em sua fala no caminhão durante o ato, a dirigente Maria Aparecida da Rocha destacou o motivo da pauta assumida pelo SITESPM-CHR nesse 8 de março. 

“Estamos na luta com uma pauta específica, a pauta da Enfermagem, a qual é composta por 85% do público feminino, mulheres essas que se encontram desvalorizadas, ganhando os salários mais baixos na hierarquia da saúde, mas é uma categoria que faz linha de frente nos serviços de saúde, cuida dos pacientes inclusive em momentos de crise, como pandemias e guerras. Estão nos postos de saúde, na vacinação que nos salva. A maioria dessas trabalhadoras tem uma rotina de dupla jornada, exaustiva mal remunerada e desumana, muitas vezes, somada a péssimas condições de trabalho. 

Por isso é importante para esta categoria, a defesa da jornada das 30 horas semanais e por um Piso salarial digno e justo. Essa bandeira de luta vem desde 1955. No ano passado novamente o Piso Nacional da Enfermagem foi para discussão e foi votado pelo Senado e agora está no Congresso Nacional, pedimos aqui e que esse grito seja ouvido por toda a sociedade pelo apelo e apoio pela votação urgente do Projeto de Lei 2564/2020 que cria o Piso Nacional da Enfermagem”.

Pela valorização do trabalho das mulheres, contra a forma de violência, sigamos na luta!

 

A Direção do SITESPM-CHR agradece todas as mulheres, servidoras, aposentadas, dirigentes e funcionárias do Sindicato que puderam participar do ato na praça Coronel Bertaso em Chapecó.

🌹 E as mulheres que não puderam participar sintam-se representadas e abraçadas porque nós mulheres não andamos só! – Pela Vida das Mulheres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 9 =