A HISTÓRIA DO SITESPM – CHR É A HISTÓRIA DE ORGANIZAÇÃO E LUTAS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

O nosso Sindicato foi fundado em 21 de outubro de 1988, em Chapecó.

Com a promulgação da Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988, os Servidores Públicos passaram a ter o Direito de se organizarem através de Sindicatos, como em Chapecó já havia um grupo organizado através de uma comissão organizadora pró-sindicato a sua fundação foi consumada com a Assembleia no Ginásio de Esportes Ivo Silveira e a primeira documentação registrou a entidade com o nome de SINDICATO DOS SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CHAPECÓ E OESTE CATARINENSE.

Foi o primeiro Sindicato de Servidores Municipais de Santa Catarina e o Segundo do Brasil.

Filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no ano de 1991.

A partir de 26 de fevereiro de 1994 a entidade passou a ser denominada de SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CHAPECÓ E REGIÃO – SITESPM – CHR.

Ao longo de sua história nosso Sindicato firmou-se no  compromisso e defesa da Negociação  Coletiva,  instrumento possível para estabelecer uma relação democrática entre as partes ( Sindicato e Prefeito )  objetivando a construção de alternativas para a conquista de valorização e respeito aos Servidores Municipais da Região.  Os resultados são significativos, inúmeros Acordos Coletivos assinados,  realização de Concursos Públicos, estamos intervindo na reformulação de leis, revendo perdas, frutos das reformas do passado. Uma minoria de prefeitos resiste ao processo de negociação por ignorar a democracia e fomentar o autoritarismo.

O SITESPM –  CHR chegou ao ano de 2020 com organização efetiva em 41 municípios: Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Águas Frias, Bom Jesus, Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas,  Coronel Martins,  Cunha Porã, Cunhataí, Entre Rios,  Faxinal dos Guedes, Galvão, Guatambu, Ipuaçu, Iraceminha, Irati, Jardinópolis, Jupiá, Maravilha, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Ouro Verde, Palmitos, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, Saudades, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

 Em 2020 o SITESPM-CHR faz história com a primeira votação eletrônica!

Do total de 5.024 associados aptos a votar distribuídos em 40 Municípios do Oeste Catarinense, apesar da pandemia e do isolamento social, encontrando também algumas dificuldades com a tecnologia da informação e os números de controle do sistema de votação, 2.610 associados/as votaram, alcançando 52% do total, superando o quórum mínimo exigido pelo estatuto social de 50% dos associados.

Dos 2.610 votantes, 2.527 associados votaram SIM, alcançando 97% do total de votantes. 42 votaram NÃO (1,5%), 27 (1%) BRANCO e 14 (0,5%) NULO. A votação ocorreu nos dias 20, 21 e 22 desse mês de maio de 2020.

Segundo Lizeu Mazzioni, Secretário de Formação e Comunicação do do sindicato e Presidente da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina – FETRAM-SC/CUT, a direção e os associados/as do SITESPM-CHR não tiveram medo do novo e realizaram com pleno êxito a primeira experiência de votação eletrônica em sua história. “Para o SITESPM-CHR, a votação eletrônica para a eleição da sua Direção não é mais tabu. É uma nova possibilidade concreta. Não foi gasto nenhum centavo, nem poluído o meio ambiente com papel de campanha e votação e nem combustível para a campanha e a coleta de votos. A campanha digital e a votação eletrônica, que ocorreu também devido a pandemia e ao distanciamento social, não apresentou grandes problemas na campanha, votação e participação”.

A Presidenta Vania Medianeira de Lima Barcelos, reeleita, agradece os membros da Comissão Eleitoral e o assessor jurídico Marcelo André Muller, que conduziram o processo eleitoral conforme o estatuto social da entidade e também mediaram a solicitação e homologação pelo Juiz do Trabalho da votação eletrônica. Agradece em especial os/as colegas integrantes da Chapa Única pela decisão de abraçar o compromisso com a organização sindical, com muita dedicação à eleição nestes dias, e aos trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados/as que participaram civicamente da eleição e votação eletrônica. Aos que votaram SIM, assumindo junto com toda a Direção eleita a caminhada pelos próximos 4 anos e respeito aos que participaram desta festa da democracia manifestando sua posição votando NÃO, BRANCO ou NULO. “Todos e todas que participaram da votação deram um exemplo de compromisso com a democracia e a organização sindical, com respeito às diferentes formas de pensamento e prática sindical”.