Está acontecendo em Chapecó a Conferência Macrorregional de Saúde Mental, em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que será realizado em novembro.
O tema da Conferência é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O eixo principal é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:
1-Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
2-Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
3-Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e
4-Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A atividade está sendo organizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Cataria, e a dirigente do SITESPM-CHR Maria Izabel Girotto representa a FETRAM-SC/CUT na atividade. Ela realizou uma fala na abertura da Conferência, reforçando a importância da participação do controle social. “Através das Conferências conseguimos avançar nas políticas públicas em saúde, em especial nesse momento da saúde mental, principalmente na conjuntura que o nosso país está vivendo que é de desmonte total das políticas públicas”.
Outras lideranças sindicais de Chapecó e dos municípios da Base Organizada do SITESPM-CHR também participam, desse importante momento de debate da saúde.
Deixe um comentário