Primeira Etapa do Curso Letras e Lutas é realizado com jovens da Base do SITESPM-CHR

postado em: Sem categoria | 0

No sábado, dia 23 de novembro, aconteceu a primeira etapa do Curso de Extensão Letras e Lutas na base organizada do SITESPM-CHR. Nessa primeira etapa participaram jovens dos municípios de Saudades, Nova Erechim, Pinhalzinho e Maravilha. Os encontros aconteceram em Saudades, com a coordenação da jovem servidora Isabel Engler e em Pinhalzinho, com a coordenação do jovem servidor Adriano Michelotti Rodrigues.

 

A atividade também teve a contribuição e orientação do Advogado do Sindicato Marcelo André Müller, da dirigente Marilene Laermann e do funcionário Darci Cenci.

 

O curso tem o objetivo de formar jovens líderes, fomentando uma formação integral, alargando experiências e percepções de mundo, através de uma postura crítica da sociedade que estão inseridos, para transformação do seu próprio mundo.

 

Nessa etapa, trabalhou-se de forma dinâmica e lúdica, conteúdos sobre lideranças e a metodologia da Educação Popular. A Educação Popular é uma metodologia que valoriza os saberes prévios do povo, analisando a própria realidade, desenvolvendo um olhar crítico, se vendo como sujeitos, através da organização e formação para buscar transformar a sua própria realidade.

 

O curso terá mais quatro etapas até julho de 2020, sendo que cada etapa são oito horas. No sábado à tarde foi assistido e debatido o filme Bacurau. Bacurau é um filme brasileiro, lançado em 2019 com a direção de Kleber Mendonça Filho, e suscita várias interpretações através do enredo que passa em uma vila do interior do sertão do nordeste que desaparece do mapa.

 

O Curso de Formação de Jovens Letras e Lutas é uma extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 8 =