Piso Salarial Nacional da Enfermagem avança mais um passo

postado em: Notícias | 0

Agora só falta a sanção do PL 2564 pelo Presidente da República.

A Câmara dos Deputados aprovou a Emenda Constitucional (EC) 124 (que teve origem na PEC 11 aprovada no Senado). A EC 124 cria na Constituição Federal os pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira (veja o texto da EC 124 no arquivo em anexo)

O valor dos pisos será estabelecido em lei federal. O Senado e a Câmara Federal já aprovaram o Projeto de Lei (PL) 2564 de 2020 com os valores (veja no arquivo em aenxo).

O PL 2564 já foi enviado para a sanção do Presidente da República (veja no arquivo em anexo).

Na próxima semana a lei federal resultante do PL 2564 deverá ser publicada e o Município terá que adequar a lei municipal do plano de cargos e salários e carreira até o final do ano para passar a pagar, no mínimo, o valor do piso da lei federal como vencimento mínimo de cada cargo da enfermagem.

É uma luta de longa data dos sindicatos e dos conselhos profissionais da enfermagem cuja conquista está cada dia mais próxima.

O Sindicato continuará na luta até que o Piso Salarial Nacional da Enfermagem seja adotado na legislação municipal e o dinheiro chegue no bolso de cada trabalhador e trabalhadora da enfermagem.

Juntos somos mais fortes!

Vania Barcellos – Presidenta do SITESPM-CHR

Emenda Constitucional nº 124

PL 2564 aprovado na Câmara dos Deputados (1)

Envio do PL-2564-2020 para sanção presidencial (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − um =