Seminário Saúde do Trabalhador acontece em parceria entre SITESPM-CHR e SITRACARNES

postado em: Notícias | 0

Um sábado dedicado a importantes debates sobre Saúde do Trabalhador, assim o SITESPM-CHR e o SITRACARNES em parceria proporcionaram aos trabalhadores que acompanharam o debate realizado no sábado (03/12) na sede do SITESPM-CHR e também através da transmissão ao vivo no facebook dos Sindicatos.

A mesa de abertura contou com a participação dos presidentes dos Sindicatos, Vania Barcellos (SITESPM-CHR) e Jenir Ponciano De Paula (SITRACARNES). A presidenta Vania reforçou a importância da participação dos trabalhadores que conseguiram se organizar para participar dessa atividade formativa.

“Só o conhecimento liberta e empodera as trabalhadoras, os trabalhadores e nós precisamos ir em busca do conhecimento, estudar. Não basta a Vania ter conhecimento sobre Saúde do Trabalhador, ou o Genir saber, todos os trabalhadores precisam saber. Algumas pessoas não podem deter o conhecimento, esse conhecimento que alguns detém não serve para a Classe Trabalhadora, o conhecimento precisa ser socializado. Quem tem conhecimento precisa passar para os demais, até porque nós não estamos a todo momento nos locais de trabalho, então nós precisamos ter muitos representantes de nós espalhados pelos locais de trabalho. Porque nós sabemos como é forte o autoritarismo e a repressão encima dos trabalhadores, quem está no dia-a-dia da luta do movimento sindical sabe como isso acontece como os direitos são conquistados com muita luta e em um piscar de olhos são tirados. Uma manhã assim nos dá mais segurança para olhar para o chefe e não bater boca com ele, mas ter conhecimento para dar a melhor resposta.”

As dirigentes sindicais Manira Schimtz e Francieli da Silva coordenaram as mesas de debate. A primeira palestra contou com o médico do trabalho e doutorando em saúde pública Roberto Ruiz, que falou sobre “Riscos ocupacionais e doenças do trabalho”.

O professor do IFSP, doutor em Geografia, pesquisador Fernando Heck apresentou um mapeamento em cartografia e saúde do trabalhador com exemplos dos frigoríficos para compreender a realidade que os trabalhadores vivem.

Também esteve presente o desembargador TRT do Rio Grande do Sul Marcelo D’ Ambroso que falou sobre a reforma trabalhista e os reflexos sobre acidentes e doenças do trabalho. Por fim dos Advogados Paulo Roberto Lemgruber Ebert e Marcelo Muller falaram sobre os riscos ocupacionais, insalubridade e aposentadoria especial.

A Direção do SITESPM-CHR agradece aos servidores(as) que puderam acompanhar os debates, a parceria com o SITRACARNES, aos parlamentares presentes e as lideranças de outros Sindicatos.

As palestras estão disponíveis no facebook dos Sindicatos:

SITESPM-CHR: https://www.facebook.com/sitespm.chr

SITRACARNES – https://www.facebook.com/SitracarnesDoTrabalhador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + sete =