Congresso do Povo um momento de formação popular

postado em: Notícias | 0

*O que é o Congresso do Povo Brasileiro?*

“É uma maneira de nós, o Povo Brasileiro, convocar e instituir nosso próprio Congresso, como parte de um grande processo pedagógico das massas populares. Esse processo deve ajudar a politizar a sociedade, a entender este momento político, e que nos desafie a identificar as saídas desta crise e as formas de se organizar para construir estas saídas, construirmos um Projeto de Brasil”.

No dia 19 de maio, a Direção do SITESPM-CHR estará reunindo lideranças da base para instrumentalizá-los para a construção do Congresso do Povo entre os Servidores Municipais de Chapecó e Região.

Para entender esse processo e formar os formadores do Congresso do Povo, no sábado (05) reuniram-se no auditório do SITESPM-CHR lideranças da região Oeste para conhecer a metodologia e desencadear o processo que vai organizar o Congresso do Povo na base, no município, no estado e nacional.

Os multiplicadores são lideranças que se apropriam da metodologia para articular o debate com a população em todos os segmentos sociais: escolas, grupos de jovens, associações de moradores, locais de trabalho, entre outros.

Coordenou a atividade, de sábado, representando o SITESPM-CHR o dirigente Lizeu Mazzioni. A proposta do Congresso do Povo foi elaborada pelos movimentos sociais e sindicais.

Agora os formadores tem o desafio de organizar encontros de base, que vai discutir com a população três questões principais:

1- Quais são os nossos principais problemas?

2- Porque eles acontecem?

3- Como superá-los ou como resolvê-los?

Após discutir com a população, os principais problemas estes serão apresentados em Congressos Municipais, portanto, cada município realizará o seu Congresso. Em Chapecó a atividade será realizada no dia 16 de junho. Uma síntese será elaborada nos municípios e será levada para o Congresso Estadual que acontecerá no dia 07 de julho em Lages, onde se espera a participação de 5 mil pessoas.

Um encontro nacional será realizado no Maracanã, no mês de agosto com a expectativa de participação de 100 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 17 =