O Cinema dos Trabalhadores/as, no dia 31/08/2023, estreou o filme A Luta da Erva da Cineasta Márcia Paraíso

postado em: Notícias | 0
O filme/documentário retrata a origem da erva mate, portanto as filmagens são dentro do território Guarani/RS, o extrativismo feito pelos caboclos do Distrito Marechal Bormann, a produção da erva mate em uma indústria, a análise da antropóloga Arlene Renk sobre a expropriação desse conhecimento junto com a expropriação da terra e o conhecimento científico dos benefícios da planta.
 
Após o filme a Cineasta e a professora Arlene ficaram disponíveis para o debate com o público, também os participantes do filme da região do Bormann: mulheres do corte de erva mate – ficaram muito felizes e ver o filme e constar nele o seu trabalho, suas vidas diárias.
 
O Cinema dos Trabalhadores/as que é uma iniciativa do SITESPM-CHR, da CINELO e da Livraria Kombi Marcelino Chiarello, faz agora em outubro 5 anos e sempre na última quinta-feira do mês, faz a exibição de um filme que tenha o olhar para a luta dos trabalhadores.
 
O dia de ontem foi consagrado com a estreia de A luta da Erva, mais de 100 pessoas assistindo e debatendo; cultura, formação e luta é o que define o Cinema dos Trabalhadores/as. Diante de muitas solicitações, faremos nova exposição do filme no Distrito de Marechal Bormann.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + oito =